top of page

O "apito de cachorro" de Musk

Foto do escritor: Eduardo MenesesEduardo Meneses

Elon Musk fez, na última semana, um gesto durante a posse de Donald Trump que deu o que falar. O gesto que ele fez é aquele mesmo que sempre víamos e vemos nos filmes que tratam do nazismo e do fascismo.


O gesto de saudação romana, reutilizado primeiro entre as milícias de Mussolini e que depois foi incorporado pelos nazistas alemães, foi novamente "encenado" por Musk.


Não sei se é uma novidade para você, mas, para mim e para muita gente que conheço, não é. Trump é um explícito defensor de uma supremacia masculina branca estadunidense. Ele verbaliza isso. Já fez inúmeras vezes, basta uma rápida pesquisa no Google. Repetiu isso durante seu discurso de posse, inclusive.


Elon Musk, convidado a fazer parte desse governo, também é assim. Também possui essa sensação de superioridade branca masculina. O seu gesto foi um sinal pra turma extremista da direita. Um sinal que eles conhecem melhor do que nós, pois eles ainda se cumprimentam assim em suas reuniões fechadas.


Esse gesto é o chamado "apito de cachorro", ou seja, algo que somente eles conseguem ouvir... Mais precisamente, foi um apito aos fascistas.


Até aqui nada de novo. Mas o que me intriga é ver pessoas (inclusive brasileiras) que reverenciam essa conduta, como se essas pessoas fossem estadunidenses. Como se para Trump ou Musk, nós, brasileiros, não fôssemos meras colônias periféricas dos Estados Unidos. E isso também foi dito por Trump em recente entrevista.


Ora! Se Trump é um homem branco estadunidense, que acha que mulheres devem ter salários menores que os homens, que os negros dos Estados Unidos devem retornar para a África, que não aceita a existência de pessoas homossexuais, que tem a clara intenção de expulsar os latinos do país que governa, que acredita que os Estados Unidos devem invadir países pelo simples interesse econômico, que pretende mudar o nome histórico do Golfo do México para satisfazer sua própria megalomania e, além de tudo, é fascista, por que diabos algum brasileiro (portanto latino) teria alguma admiração por ele ou por Elon Musk?!!


Sinceramente, eu não consigo outra explicação senão a de que alguns (muitos) brasileiros caíram na mais pura e completa estupidez. E chamo de estúpidos por não entenderem o próprio risco que estão correndo. Nós, brasileiros, somente temos a perder com Trump no poder.



 
 
 

Comments


bottom of page